quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

China testou veículo hipersónico de transporte de mísseis

"O ministério da Defesa da China confirmou, esta quinta-feira, ter testado um veículo hipersónico de transporte de mísseis, que descreveu como um ensaio "normal" com fins de investigação científica.
Em comunicado, o porta-voz do Ministério considera "normal a China realizar experiências e investigação científica planeada dentro das suas fronteiras".
"Os testes não são dirigidos contra nenhum país ou qualquer alvo específico", sublinha a nota.
A realização do teste foi revelada anteriormente pelas autoridades norte-americanas ao jornal digital "Washington Free Beacon" que noticiou que a China tinha testado o veículo hipersónico, a uma velocidade 10 vezes superior à do som, ou seja cerca de 3400 metros por segundo.
De acordo com a informação revelada, trata-se de um veículo hipersónico sem motor (HGV, na sigla inglesa), conhecido como WU-14, que foi visto durante um teste de voo no espaço aéreo chinês a 09 de janeiro.
"Estamos a par do teste, mas não vamos fazer comentários", disse o porta-voz do Pentágono Jeff Pool. O mesmo porta-voz disse também que os Estados Unidos pedem "maior transparência" chinesa nos investimentos no setor da Defesa bem como os objetivos pretendidos para evitar erros de cálculo.
A China é agora o segundo país, além dos Estados Unidos, a realizar testes de voo de veículos hipersónicos, uma tecnologia que permite alcançar objetivos a uma velocidade recorde em qualquer parte do mundo.
Os Estados Unidos, a China e a Rússia competem para desenvolver veículos que possam voar a grandes velocidades, uma tecnologia que a Índia também quer acompanhar."

Sem comentários:

Enviar um comentário