domingo, 19 de janeiro de 2014

Cozinha portuguesa representada na lista dos melhores restaurantes de hotel

O é by José Andrés, no Cosmopolitan de Las Vegas, foi eleito pelo site de gastronomia “The Daily Meal” como o melhor restaurante de hotel do mundo. O ambiente quase informal do local (os chefes convivem directamente com os clientes à volta de uma mesa de cozinha), a sua exclusividade (apenas oito lugares, muito difícil fazer reserva, impossível conhecer o menu com antecedência) e, claro, a qualidade da comida (de influência espanhola) cativaram o júri, que compilou uma lista dos 101 melhores restaurantes integrados em unidades hoteleiras.

Portugal não está representado na lista a não ser de forma indirecta – na 76.ª posição surge o Camões Portuguese Restaurant, no Legendale Hotel de Pequim, China. Os ingredientes e os vinhos são todos importados de Portugal e a ementa do chefe Paulo Quaresma (que antes trabalhou no restaurante 1/3 Dágua e no Hotel Pestana Atlantic Garden) não engana ninguém: bacalhau à Lagareiro, leitão à Bairrada, sopa de tomate com ovo escalfado à alentejana, arroz do mar malandrinho, caldeirada, pastéis de nata…

Os EUA, com 21 nomeações, lideram a listagem, que abarca mais de 40 países e nações e para cima de 80 cidades. Entre estas, destaque para Paris (5 restaurantes), Las Vegas (4, três dos quais no “top 10”) e Hong Kong (3, dois entre os dez primeiros). Por países, a lista dos mais representados fica completa com a China (8 restaurantes), o Canadá (5), a França (5), o Reino Unido (5; três em Inglaterra e dois na Escócia) e a Austrália (4).

Sem comentários:

Enviar um comentário