segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EUA: Frio faz água a ferver congelar em pleno ar em Chicago


EUA: Frio faz água a ferver congelar em pleno ar em Chicago

  • Um fenómeno conhecido como vórtice polar está a fazer as baixas temperaturas baterem recordes de duas décadas nos Estados Unidos, com algumas cidades no centro e nordeste a registarem mínimas de -30ºC, embora a sensação térmica possa chegar a -51ºC nos próximos dias.
Em Chicago, um repórter da rede norte-americana ABC News demonstrou como brincadeira o quão impressionante o frio pode ser, lançando no ar água a ferver. Quase que instantaneamente, a água congela.
As temperaturas muito baixas são resultado de um vórtice polar, uma massa de ar densa e fria que gira no sentido anti-horário.
A onda de frio polar, acompanhada por neve e chuva gelada, sente-se desde o norte dos Estados Unidos e do vizinho Canadá, tendo-se espalhado para o centro e oeste, ameaçando as regiões mais meridionais tradicionalmente poupadas, como o Tennessee e Alabama.
A neve que desde sexta-feira cobre o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá, e tem perturbado os transportes aéreos, pode agora atingir uma vasta região que vai do sul do Mississippi até Ohio, de acordo com os serviços de previsão do tempo.
O meteorologista da BBC John Hammond explica que o frio está agora a deslocar-se do Norte e Middle West em direcção a outras partes dos Estados Unidos, causando nevões no resto do país. No entanto, até ao fim da semana, a massa de ar deve chegar ao Oceano Atlântico, e eventualmente desaparecerá.
Até agora, já foram registadas 16 mortes e mais de 3,7 mil cancelamentos de voos devido ao mau tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário