terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Os dez passos para encontrar emprego no estrangeiro


As migrações são um dos fenómenos que vai marcar 2014. Portugal surge na lista dos países exportadores de talento, considerado o novo petróleo do planeta.
1.Avalie as suas competências. É a primeira coisa a fazer antes de começar à procura. É uma perda de tempo pensar que vai fazer qualquer coisa em qualquer lado. Defina bem o seu perfil.
2.
Procure um mercado onde as suas competências estejam em falta.

Focalize-se nele. Ou seja, as suas competências devem encaixar num mercado/país onde estejam em falta.
3.
Pesquise, pesquise, pesquise.

Quando encontrar o mercado onde deve apostar, o primeiro passo é centrar nele todas as suas energias e pesquisar tudo o que encontrar.
É claro que aqui a Internet será a sua grande aliada.
4.
Aposte no networking e redes sociais. 

Estude o país e mercado para onde pretende ir, veja de portugueses que conhece por lá, amigos de amigos e contacte-os. Há nas redes sociais grupos de portugueses que vivem no estrangeiro.
5.
Prepare um bom currículo.

É muito importante, embora possa parecer um pormenor. Adapte-o à língua, mas também à linguagem do país.
6.Vá aos sites de emprego. Existem ofertas de emprego nos sites dos governos, nos sites de emprego dos países, sites de emprego internacionais e o europeu EURES (se pretende ir para a Europa). Comece a fazer todos os contactos e a enviar currículos.
7.
Saber outros idiomas é muito importante

O inglês é essencial na maior parte dos destinos. Mas se o idioma local for outro, convém aprender, pelo menos, as noções básicas. E atenção que em alguns países querem que se fale a língua e podem até pagar o curso.
8.
Se puder, faça uma visita preparatória antes de ir. 

Nem sempre é possível, até porque o destino pode ser longe. Mas, sempre que possível, vá antes da mudança e veja de casa, escola para as crianças, como funcionam as burocracias, etc.
9.
Atenção ao visto que é necessário fora da UE. 

Se o destino for fora da Europa, é preciso um visto e nem sempre é fácil consegui-lo. Trate disso atempadamente e com paciência.
10.
Prepare-se, leia tudo sobre o país, faça as malas. É hora de partir.

Agora já numa perspectiva menos económica e mais sobre hábitos, cultura, etc. Vá à Internet e fale com pessoas que conheça por lá. Assim terá menos surpresas quando chegar. Trate do que fica por cá, faça as malas e vá de espírito aberto, porque uma nova aventura vai começar.

Sem comentários:

Enviar um comentário