sábado, 4 de janeiro de 2014

Greve na Groundforce atrasa Aeroporto de Lisboa


O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos diz que em Lisboa já há um atraso superior a uma hora nos voos previstos para esta manhã e que ao longo do dia a situação deve agravar-se.O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos diz também que se o atraso não é maior é porque a Groundforce está minimizar o impacto da greve, nomeadamente com recurso a chefias para substituir trabalhadores em greve.


Nos aeroportos do Porto e Faro não são conhecidos impactos relevantes.
De acordo com uma fonte oficial da TAP, a transportadora «mantém todo o planeamento da sua operação e horários de aviões, mantendo-se o que foi a mensagem que [se tentou] passar aos clientes» na véspera de Natal, quando ocorreu um período de greve idêntico.

«É possível que venham a ocorrer alguns atrasos, mas não prevemos o cancelamento de qualquer voo e mantemos a operação como previsto», sublinhou a mesma fonte, reafirmando o que a TAP havia comunicado no começo do mês.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), que representa 840 trabalhadores da Groundforce, avançou para a greve em protesto contra a reorganização dos tempos de trabalho, «que resulta em horários de nove e 10 horas», segundo a estrutura sindical.

Esta não é a única greve marcada para hoje: os trabalhadores da Carris (transportes urbanos de Lisboa) e da Transportes Sul do Tejo (TST) estarão em greve a partir das 18:00 de hoje e na quarta-feira durante todo o dia.

Os pilotos da easyJet da base de Lisboa cumprem hoje e quarta-feira os dois últimos dos quatro dias de greve agendados para o período do Natal/Ano Novo, mas a companhia diz que não haverá grande impacto.
Segundo a companhia aérea de baixo custo, «a maioria dos voos programados para os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro não serão afetados pela greve», com exceções para os voos para Berlim, Liverpool e Madrid, «que poderão sofrer algum impacto».

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) emitiu um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e dia feriado. Mas fonte oficial da CP garante que a maioria dos comboios urbanos de Lisboa e Porto deverá estar a circular normalmente na quarta-feira.Este pré-aviso, que termina a 02 de janeiro, abrange a CP, a CP- Carga, a Refer e EMEF.
Também há uma greve marcada na STCP, mas a empresa anunciou serviços mínimos.

Publicado a 31 DEZ 13 às 11:40

Sem comentários:

Enviar um comentário